Palavras cruzadas das plantas medicinais, aromáticas e condimentares Vol. 1

Olá à todos colegas que seguem o blog. Acredito que este material possa contribuir com os estudos sobre as plantas medicinais, aromáticas e condimentares, principalmente por àqueles que estão iniciando nas pesquisas. Trata-se de um jogo de palavras cruzadas sobre diversos assuntos que permeiam o estudo sobre as plantas medicinais, aromáticas e condimentares. 

Bom jogo à todos!!!


Link para download: 
http://www.4shared.com/office/zpajwsdAce/Palavras_cruzadas_das_plantas_.html 

A dica para fazer o download do arquivo é clicar em download e na mesma página aguardar e clicar no ícone  FREE DOWNLOAD




Horizontal

1.     Planta condimentar com folhas pequenas e finas. Possui aroma acentuado, é utilizada como tempero em assados e também é medicinal na forma de chá. Dica: seu nome científico é Rosmarinus officinalis.

2.     Planta utilizada para tratar ou evitar doenças geralmente é chamada de planta ____________.

3.     Pertence à família Amaranthaceae, é comum em solos com boa fertilidade e curiosamente também é encontrada em fissuras nas calçadas de São Paulo. Um dos nomes populares é “bredo”. É utilizada medicinalmente para tratar problemas no fígado.

4.     Que nome é dado ao conjunto de reações químicas que continuamente ocorrem nas células vegetais e animais. A partir dele, em células vegetais, são gerados produtos metabólicos tanto para o crescimento e desenvolvimento das plantas como para a proteção contra herbívoros, comunicação com outras plantas entre outros fins ecológicos. 


Vertical

1.     É utilizada como adoçante natural e tem sido alvo de algumas indústrias alimentícias para produção desse produto em larga escala. É nativa da região tropical brasileira, provavelmente entre os estados de MT e PR. O nome popular dessa planta começa com “E”.

2.     É utilizada por diversas comunidades tradicionais para tratar problemas no fígado e seu chá possui gosto amargo. É vendida no mercado nacional na forma desidratada, em cápsula, tintura ou comprimido, além de chás em sachês e em pacotes. Seu nome científico é Baccharis trimera.

3.     Os componentes químicos pertencentes a esse grupo possuem moléculas de nitrogênio (N) como principal elemento químico. Um exemplo é a morfina. Geralmente, o consumo em excesso de produtos vegetais a base dos componentes químicos desse grupo pode ser letal. Por outro lado, em doses adequadas são usadas para tratar diversos problemas de saúde.  

4. É um produto viscoso extraído de diversas plantas. Manjericão (Ocimum basilicum), por exemplo, possui grande acúmulo desse componente químico nas folhas e flores. Geralmente esse produto vegetal é utilizado na cosmética, para tratar problemas de saúde ou até mesmo para aromatizar ambientes. 





Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Marcela (Brasil) X Camomila (Europa)